September 11, 2014 / 2:04 PM / in 3 years

Executivos de jornal da China confessam ter extorquido dinheiro de empresas

2 Min, DE LEITURA

PEQUIM (Reuters) - Executivos do site de um respeitado jornal de negócios chinês confessaram na televisão estatal terem extorquido “grandes somas” de empresas em crise para evitar a publicação de reportagens críticas.

No mês passado, a agência de notícias oficial Xinhua relatou que oito suspeitos, incluindo os que trabalham no jornal 21st Century Business Herald e em duas empresas de relações públicas, estavam sob investigação.

Liu Dong, presidente do site do periódico, e Zhou Bin, editor-chefe da página, conspiraram com outros colegas e com duas empresas de relações públicas do setor financeiro para solicitar dinheiro de empresas prestes a quebrar ou a serem reestruturadas, informou a Xinhua nesta quinta-feira.

Os dois executivos apareceram no canal estatal China Central Television vestindo roupas laranjas típicas de prisioneiros e confessando os crimes.

É frequente a mídia chinesa condenar pessoas antes que tenham sido sequer acusadas dos crimes, e muito menos comparecido a um tribunal, o que diminui as perspectivas de um julgamento justo.

Liu e Zhou foram postos sob custódia na semana passada, assim como um gerente de propaganda e um repórter. Dois executivos das empresas de relações públicas do setor financeiro Roya Investment Services Limited, sediada em Xangai, e Nukirin Investment Advisory, da cidade de Shenzhen, no sul da China, também foram detidos.

Por Megha Rajagopalan

0 : 0
  • narrow-browser-and-phone
  • medium-browser-and-portrait-tablet
  • landscape-tablet
  • medium-wide-browser
  • wide-browser-and-larger
  • medium-browser-and-landscape-tablet
  • medium-wide-browser-and-larger
  • above-phone
  • portrait-tablet-and-above
  • above-portrait-tablet
  • landscape-tablet-and-above
  • landscape-tablet-and-medium-wide-browser
  • portrait-tablet-and-below
  • landscape-tablet-and-below