10 de Dezembro de 2016 / às 12:53 / em 10 meses

Tentativa de compra da Sky por Rupert Murdoch deve ser investigada, diz ex-ministro britânico

LONDRES (Reuters) - A nova abordagem de aquisição de Rupert Murdoch para a TV paga britânica Sky deve ser investigada por autoridades de competição do Reino Unido, de acordo com o ex-ministro que referiu a oferta anterior do magnata.

Vince Cable, que era secretário de negócios britânico à época da primeira tentativa de Murdoch, entre 2010 e 2011, disse à rádio BBC que a nova tentativa aquisição do magnata da mídia não é de interesse público.

Na sexta-feira, a Twenty-First Century Fox, de Murdoch, disse ter feito um acordo preliminar para comprar 61 por cento da Sky, que ainda não possui, por cerca de 14 bilhões de dólares. A tentativa acontece cinco anos após um escândalo político desmanchar a tentativa anterior.

A tentativa de comprar a Sky por sua companhia News Corp gerou alvoroço entre alguns políticos britânicos, que disseram que isto daria ao bilionário, dono dos jornais The Sun e The Times, muito controle sobre a mídia do país.

O acordo fracassou em 2011 quando os negócios midiáticos britânicos de Murdoch se envolveram em um escândalo de hacking de telefones. O escândalo levou à intensificação da oposição política, resultou em um julgamento criminal e levou ao fechamento do tablóide News of the World.

Reportagem de James Davey e Kate Holton

0 : 0
  • narrow-browser-and-phone
  • medium-browser-and-portrait-tablet
  • landscape-tablet
  • medium-wide-browser
  • wide-browser-and-larger
  • medium-browser-and-landscape-tablet
  • medium-wide-browser-and-larger
  • above-phone
  • portrait-tablet-and-above
  • above-portrait-tablet
  • landscape-tablet-and-above
  • landscape-tablet-and-medium-wide-browser
  • portrait-tablet-and-below
  • landscape-tablet-and-below