19 de Outubro de 2015 / às 10:25 / em 2 anos

Órgão anticorrupção da China critica jornal do Partido Comunista por acobertar notícias

Bandeiras chinesas vistas em Pequim. 02/09/2015 REUTERS/Damir Sagolj

PEQUIM (Reuters) - O órgão anticorrupção da China criticou o jornal oficial do Partido Comunista, o Diário do Povo, por irregularidades descobertas em alguns de seus escritórios, incluindo o acobertamento de notícias em troca de dinheiro e uso indevido de fundos governamentais.

Desde que o presidente Xi Jinping apresentou um novo impulso para erradicar a corrupção no país há três anos, equipes do partido foram enviadas para departamentos governamentais de toda a China.

Completando sua mais recente inspeção no Diário do Povo, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar do partido informou que as reportagens do jornal criaram uma “boa atmosfera” no combate à corrupção. Mas a agência também descobriu sérios problemas, informou o órgão em nota divulgada no domingo.

“Alguns escritórios internos usaram recursos do jornal do partido para buscar lucros para projetos; algumas subsidiárias têm um problema de receber dinheiro para relatar notícias ou não relatar notícias, ou envolvimento em subornos por notícias”, informou o órgão.

O governo faz campanha há tempos contra repórteres que acobertam notícias ou dão coberturas mais favoráveis para um determinado assunto em troca de dinheiro.

Reportagem de Ben Blanchard

0 : 0
  • narrow-browser-and-phone
  • medium-browser-and-portrait-tablet
  • landscape-tablet
  • medium-wide-browser
  • wide-browser-and-larger
  • medium-browser-and-landscape-tablet
  • medium-wide-browser-and-larger
  • above-phone
  • portrait-tablet-and-above
  • above-portrait-tablet
  • landscape-tablet-and-above
  • landscape-tablet-and-medium-wide-browser
  • portrait-tablet-and-below
  • landscape-tablet-and-below